Ortopedia

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Membros inferiores


Muitas pessoas reclamam de inchaço, queimação, formigamento e dores nas pernas ao final do dia. Esta situação é muito comum, principalmente às pessoas que permanecem durante muito tempo em uma determinada posição (sentadas ou em pé). Obesos, gestantes, idosos, sedentários, pessoas com predisposição a doenças do sistema circulatório em virtude de hereditariedade e/ou aos que já têm alguma doença diagnosticada, entre outros, são os mais vulneráveis. Segue algumas dicas importantes de saúde, que poderão colaborar na prevenção e tratamento das doenças do sistema circulatório.                                                                                                                                                                                                                                     
MEXA-SE !
Caminhe, suba escadas, ande pelo escritório e em casa. Evite períodos prolongados sentado ou em pé,                                                                                
pois isso pode causar dor e inchaço nas pernas.
RELAXE AS PERNAS
Depois de um dia cansativo, ou na época de calor, relaxe suas pernas com um banho frio. Evite a exposição prolongada ao calor, como tomar sol, banhos quentes e sauna, pois esta situações podem provocar a dilatação das veias e induzir o inchaço.
ELEVE AS PERNAS
Para facilitar o retorno do sangue venoso, eleve suas pernas ao sentar-se no sofá ou deitar-se na cama. Tenha no escritório um descanso de pernas embaixo da mesa.
EXERCITE-SE
O exercício regular é sempre recomendado para se ter um corpo saudável. Alguns tipos de esportes ajudam o retorno venoso do sangue: natação, caminhada, andar de bicicleta, ginástica, ioga. Já os esportes com paradas repentinas, como tênis, squash, hóquei, vôlei e basquete são menos benéficos.
MANTENHA UM PESO RAZOÁVEL
Ter uma dieta saudável o ajudará a manter um peso normal, além de suavizar os sintomas e inchaço das pernas.

fonte: Sigvaris